Papa acolhe renúncia de dom Antônio Wagner
6 de maio de 2020
Homenagem referente às mães
11 de maio de 2020

Diocese divulga

Diocese divulga orientações relativas à administração dos sacramentos do Batismo e do Matrimônio

ORIENTAÇÕES RELATIVAS À ADMINISTRAÇÃO DOS SACRAMENTOS DO BATISMO E DO MATRIMÔNIO “EM TEMPO DE PANDEMIA”
Respondendo a solicitação de alguns padres, quanto à possibilidade de administração do Sacramento do Batismo e do Matrimônio, embora estejam suspensas as demais celebrações com presença de povo (cf. Decreto Nº 22/2020), informo-lhes que, caso a família que apresenta o pedido do Batismo para o seu filho e, também no caso dos noivos, já com datas agendadas ou que queiram agendar para a recepção do Sacramento do Matrimônio, não queiram aguardar uma ocasião mais oportuna para a celebração comunitária e com uma presença maior de convidados, seguindo o prudente juízo e discernimento dos Párocos, estão autorizados a celebrar o Batismo (“individual”) e o Matrimônio, seguindo, rigorosamente, as orientações que se seguem:
1. a celebração seja realizada com número restrito de pessoas (Batismo: pais, padrinhos e a criança a ser batizada – Matrimônio: noivos, pais, dois casais de testemunhas).
2. sigam as orientações das autoridades sanitárias municipais quanto à higienização dos espaços, prevenindo-se de possíveis riscos de contágio. mantenham, durante a celebração, o distanciamento necessário entre os presentes.
3. aos que estarão presentes na celebração aconselha-se o uso de EPIs – Equipamento de Proteção Individual (máscaras) a serem providenciados pela própria família.
4. caso haja mais de uma celebração marcada para o mesmo dia, estabeleça o devido espaço de tempo entre uma e outra, evitando assim, qualquer possibilidade de aglomeração.
5. que não faça divulgação de convite público para a celebração.
Dado e passado na Cúria Diocesana de Luz, aos 06 de maio de 2020.
Dom José Aristeu Vieira
Bispo Diocesano de Luz
Fonte: www.diocesedeluz.org.br