Curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas

Homilia do Papa
1 de janeiro de 2020
Uma contribuição sobre o celibato
13 de janeiro de 2020

Curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas

Abertas as inscrições para curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas

Estão abertas as inscrições para duas turmas do Curso de Capacitação para Conselheiros e Conselheiras de Políticas Públicas, iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema foi “Fraternidade e Políticas Públicas”.
Segundo dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, em carta enviada ao episcopado brasileiro, “trata-se de uma contribuição para o fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas, num momento em que se observa o enfraquecimento dos mesmos”.
O curso é resultado de uma parceria entre Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, Instituto Agostin Castejon (IAC), União Marista do Brasil (Umbrasil), Conselho Nacional do Laicato (CNLB) e a Rede Eclesial Pan Amazônica (REPAM).
Para participar os interessados devem procurar o arcebispo ou bispo de sua arquidiocese e diocese e contar com seu apoio e aprovação. O curso destina-se a cristãos que sejam conselheiros ou já tenham sido, com compromisso de multiplicar o curso em sua diocese. Um outro critério é que já tenha participado de cursos de Fé e Política ou Fé e Cidadania e seja membro do Conselho de Leigos local.
Temas: Fundamentos da Fé e Política – Doutrina Social da Igreja, Os direitos humanos e sociais no arcabouço jurídico e político brasileiro, mística cristã e espiritualidade, os desafios da esfera pública para o cristão/ã conselheiro/a de direito, crise de sistema representantivo e o fortalecimento da democracia representativa, mecanismo de democracia participativa e ciclo das políticas públicas.
Datas:
1ª Turma: 12/02, às 8h até 14/02, com o almoço às 12h
VAGAS: 147 – Leste 1 – 10; Leste 2 – 32 vagas; Nordeste 1 – 9 vagas; Nordeste 2 – 22 vagas; Nordeste 3 – 26 vagas; Nordeste 4 – 8 vagas; Nordeste 5 – 12 vagas;
Centro-Oeste – 12 vagas; Oeste 1 – 7 vagas; Oeste 2 – 9 vagas.
2ª Turma: 1°/04, às 8h até 03/04, com o almoço às 12h
VAGAS: 120 – Noroeste – 7 vagas; Norte 1 – 9 vagas; Norte 2 – 13 vagas; Norte 3 – 7 vagas; Sul 1 – 38 vagas; Sul 2 – 18 vagas; Sul 3 – 18 vagas; Sul 4 – 10 vagas.
Contato para as inscrições:
Falar com Francine Junqueira – Fone/whatsap (61) 9 9518-3697
As inscrições deverão ser feitas no link: http://bit.ly/seminarios-politicas
Fonte: cnbb.org.br