2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo

Retiro de Cura Interior
12 de julho de 2019
Encontro de formação em música litúrgica em Luz
22 de julho de 2019

2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo

Inscrições abertas para o 2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo em Salvador (BA)
A arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil recebe, entre 12 e 17 de agosto, o 2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo que traz como tema: “O turismo que transforma”.
Promovido pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) e pela Pastoral do Turismo do Brasil, o evento vai trazer 21 palestrantes de seis países que vão apresentar experiências concretas de evangelização através do Turismo, estudos acadêmicos sobre a área a partir da visão humanista cristã e reflexões teológicas sobre o Turismo.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella será o conferencista da 1ª mesa do Congresso e vai falar sobre o Turismo que transforma, segundo a lógica do Evangelho é o tema da conferência.
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger vai falar sobre a Arquidiocese e seus 468 anos de patrimônio cultural e religioso a serviço da evangelização. Já a palestra sobre a Evangelização na Cultura Urbana e a Contribuição do Turismo será feita pelo bispo auxiliar de Belém do Pará e referencial da Pastur Brasil, dom Irineu Roman.
O mundo acadêmico também estará presente com professores do Brasil, Chile, México, El Salvador, Panamá e Argentina que também apresentarão contribuições sobre as práticas pastorais em seus países. O Congresso é direcionado a estudantes e professores de Turismo, História e Patrimônio Cultural; agentes da Pastur, profissionais e empresários da área que desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas práticas.
A programação completa e as inscrições para o congresso podem ser feitas no site www.pastoraldoturismo.com.br.
No Brasil a Pastur está presente em onze estados e doze arqui/dioceses, num processo de implantação que começou com o 1º Encontro Nacional que ocorreu em Brasília em 2014, fazendo parte do Setor Mobilidade Humana da Comissão Episcopal para Ação Social Transformadora da CNBB. Na América Latina, a pastoral está articulada no México, Panamá, Chile, Argentina e Brasil e recebe o suporte do CELAM, através do Departamento de Justiça e Solidariedade.
Fonte: cnbb.org.br